Baixar e Download – palavras mágicas!

Compartilhe. . .

Tendo em vista a enorme freqüência com que as pessoas chegam a este blog procurando por baixar vídeos ou fazer download, fui estudar um pouco o fascínio que estas palavras exercem no internauta do Brasil. Um pouco mais que isto, fui além, tentando identificar quais os softwares mais usados para baixar grátis vídeos do YouTube, Google, Yahoo, Dailymotion, etc.


Uma visão Gráfica
O gráfico abaixo representa as tendências de buscas que usam os termos download, baixar, futebol e carro. O período observado abrange desde o ano de 2004 até a presente data e os dados são do Brasil. Dê uma olhada.
Baixar e Download - Gráfico Comparativo.
Considerando que carros e futebol são dois assuntos muito populares em nosso país, é espantoso que a palavra download seja usada nas buscas quase sete vezes mais do que estas outras duas. Baixar, por sua vez, na média do período é quase duas vezes mais usada do que carro ou futebol, mas vem em grande ascensão, como podemos ver na linha vermelha do gráfico.


Mas o que as pessoas querem tanto baixar ou fazer download?

As coisas mais procuradas junto com download são: jogos, filmes, mp3, baixaki, torrent e msn. Sendo que as buscas que mais cresceram recentemente associam download com: 4shared, gospel, guitar hero, jogos para pc e skype.

Acompanhado baixar os termos mais comuns são: musicas, jogos, filmes e cd. Por outro lado, as buscas que mais crescem são: 4shared, cds, jogos para celular, jogos ps2, baixaki e ares.

Os dados acima se referem ao todo poderoso buscador Google, mas aqui do blog nós também temos estatísticas. Entre centenas de pequenas variações, as quatro mais procuradas são as seguintes:
  • download de videos gratis;
  • videos para baixar gratis;
  • baixar youtube;
  • downloads videos motivacionais;
Observe que outra palavra mágica também aparece: grátis, que vem sempre sem acento.

Programas para Baixar ou Download-ar vídeos.

Depois do bla, bla, bla acima, você deve estar se perguntando “mas cadê os programas para baixar vídeos?”, então vamos lá.

Procurando na internet você encontrará centenas (talvez milhares) de formas para salvar o vídeo no seu computador. Estas formas incluem programas, sites e até complementos para o navegador que se propõem a fazer o serviço. Optei por restringir a busca de soluções aos programas, pois deles temos mais referências ao consultarmos sites como o Baixaki e o SuperDownloads. Além desses dois, procurei saber informações disponíveis também no download.com da Cnet, na SoftPedia e no Softonic. Nesses sites coletei informações como a nota média atribuída pelos usuários ao programa e a popularidade do mesmo, medida pelo número de downloads no período total e na última semana.

A lista a seguir apresenta os oito programas mais encontrados, acompanhados da média das notas a eles atribuídas. Para quem está preocupado se vai gastar algum, saiba que todos eles são “de grátis”, free, gratuitos! \o/ ;))
  1. xVideoServiceThief 1.8.2 Alpha - nota:9,00
  2. MassTube 4.50 - nota:8,83
  3. aTube Catcher 1.0.280 - nota:8,63
  4. VDownloader 0.82 - nota:8,08
  5. getTube 4.0.0 - nota:7,93
  6. YouTube Downloader 2.1.6 - nota:7,50
  7. Easy Video Downloader 2.1 - nota:7,28
  8. Ares Tube 3.2 - nota:5,93
Bem, aparentemente, a lista esclarece qual é o software que você deve tentar usar para fazer o seu tão ansiado download, mas existem poréns a considerar, que apresento junto com minhas escolhas:
  1. O xVideoServiceThief 1.8.2 Alpha, primeirão da turma, é um software novo e pode ser que suas notas não reflitam a realidade do seu desempenho. Mesmo é minha primeira escolha;
  2. O VDownloader 0.82, apesar de aparecer em quarto na lista das notas, é um dos mais antigos é provavelmente o mais confiável, pois tem mais de 16 milhões (!) de cópias baixadas. Ficou em segundo na minha preferência;
  3. O aTube Catcher 1.0.280, também é relativamente novo, não como o xVideoServiceThief, mas considerando o “conjunto da obra”, isto é nota mais número de cópias instaladas, acabou sendo minha terceira escolha. (UpDate: veja aqui Testamos e Aprovamos este software para baixar vídeos.)
Para não instalar: esqueça o Ares Tube 3.2, uma nota tão baixa deve ser indicativa de altas chances de problemas.

Testes de Desempenho e Segurança.
Nas próximas semanas estarei testando as minhas três opções e pretendo publicar avaliações, resenhas e/ou tutorias que ajudem a utilizar os programas sugeridos. Por enquanto, seja precavido. Antes de instalar qualquer um dos programas mencionados, faça backup dos seus dados importantes, crie pontos de restauração, atualize seu antivírus e firewall e, principalmente, siga a próxima recomendação.

Depois de baixar o software para sua máquina vá até o site www.virustotal.com, ele é um serviço que avalia, com mais de quarenta antivírus, se um arquivo está infectado por algum malware (vírus, spyware, adware, trojans, etc.). Neste site faça o upload do software baixado e peça a verificação para saber se ele é seguro. Demora um pouquinho, mas vale a pena. Se tudo estiver certinho, você pode instalar e aí é só corre para o abraço, ou melhor é só correr para baixar ou fazer o seu tão desejado download de vídeo.
.

Talvez você se Interesse também por:
Quer baixar música em mp3 grátis? Use o Google!

Compartilhe. . .

0 Palpites Grátis: