Música Japonesa Moderna - Ryuichi Sakamoto

Compartilhe. . .

Ryuichi Sakamoto (nascido em 1952) é um dos maiores exemplos dos compositores da sofisticada música japonesa moderna. Vencedor de muitos prêmios musicais, entre os quais o Academy Awards, Grammy e Golden Globe, ele é um dos compositores mais influentes da atualidade. Tomei contato com sua música através do excelente filme “Furyo, em Nome da Honra” (título original: Merry Christmas, Mr. Lawrence; Nagisa Oshima, Japão, 1983), um drama de guerra em que o cantor inglês David Bowie atua no papel do Major Jack “Strafer” e Sakamoto interpreta um oficial japonês, o algoz de Jack. Só muito tempo depois, descobri que aquele ator era o autor da música que até hoje assovio melancolicamente.
Embora tenha fica do conhecida pelo título original do filme, a música se chama “Forbidden Colours”. Apesar de haverem vídeos com o próprio Sakamoto, no que escolhi, ela é executada por um pianista desconhecido de nome Luka. Minha opção por esta gravação se deve ao fato de ser a que mais se assemelha à versão do filme. Deguste!




Clique para ver uma outra interpretação de Merry Christmas, Mr. Lawrence, feita exclusivamente com um único teclado. (Vai abrir em uma nova janela.)

Compartilhe. . .

0 Palpites Grátis: